Dentist

Ela precisa estar sadia para que possa cumprir com suas funções e mais do que isso, ela precisa estar com uma boa aparência para que você possa ter um belo sorriso. Mas, precisamos deixar isso bem marcado na nossa mente e saber que gengiva sangrando sozinha ou por qualquer “toquezinho” ou mesmo ao escovar os dentes ou usar o fio dental, não é boa coisa.

A gengiva precisa ter uma aparência levemente rosada; é claro que há uma variação da cor da gengiva de acordo com a cor do paciente e isso precisa ser muito bem verificado na hora de analisar a gengiva. Isso quer dizer que se você comparar a sua gengiva com a da sua amiga e a gengiva da sua amiga está mais avermelhada, não que dizer que a gengiva dela está ruim e a sua boa, pode ser uma questão de coloração diferente de cada uma.

Quando temos a gengiva sangrando facilmente, temos um fator que pode indicar um problema gengival como uma gengivite ou mesmo uma periodontite. Normalmente, o sangramento gengival está associado à gengivite que pode ter sido causada por diversos fatores. Além da gengivite, a gengiva sangrando também pode ter acontecido devido:
– Desordens hemorrágicas.
– Escovação com muita força ou uso de escova dura demais.
– Alterações hormonais durante a gravidez. Muitas grávida agravam esse problema ao enjoar a pasta dental e ao vomitar constantemente.
– Púrpura idiopática trombocitopênica.
– Próteses mal ajustadas ou aparelhos ortodônticos danificados e sem manutenção mensal sendo efetuada.
– Uso inadequado de fio dental, enterrando com muita força o fio dental na gengiva, principalmente em pacientes com dentes muito juntos.
– Doenças sistêmicas como a Leucemia.
– Dentre outros fatores.

Não ache normal ter sangramentos gengivais constantes ou mesmo diários. Entenda o recado que seu corpo está lhe dando de que existe algo de errado acontecendo. A tendência desses sangramento é serem agravados com o passar do tempo e em casos mais avançados, temos até perdas dentárias por problemas periodontais graves que não foram tratados no início e começaram com um simples sangramento gengival que não foi tratado.

Como pode ser tratado esse sangramento gengival?
– O dentista vai avaliar a causa do sangramento e se for de origem bucal, ele iniciará o tratamento que normalmente é feito com uma raspagem completa que pode ser seguida de uma profilaxia e aplicação de flúor.
– Se tiver alguma estrutura mal adaptada como uma prótese ou um aparelho quebrado, o profissional vai retirar a causa e passar medicamentos tópicos e sistêmicos para resolver o problema definitivamente.

Fonte: http://doutissima.com.br/2013/10/11/gengiva-sangrando-escovar-nao-boa-coisa-20301/

Para emergências ligue:        (11) 2950-5200