11936087_l

Um ponto que causa muita dúvida nas mães é quando iniciar o acompanhamento da criança por um dentista. Geralmente a gestante não recebe as orientações sobre a higiene oral do bebê e não é informada de que seu bebê pode ser acometido de cárie até seis meses após a erupção (nascimento) dos primeiros dentes de leite.

Normalmente, os primeiros dentes “nascem” aos seis meses de idade e aos 12 meses é comum pacientes apresentarem cáries. Isso significa que além da característica individual da criança que não foi analisada a tempo, os cuidados básicos de higiene oral do bebê não chegaram aos pais.

Para mudarmos esse quadro, é importante que as gestantes sejam informadas sobre cárie, higiene e prevenção direcionadas ao bebê e a ela própria. O exame clínico da criança a partir dos 6 meses de idade é imprescindível, pois pode-se avaliar as condições particulares do paciente e como atuar para conseguirmos os melhores resultados.

Iniciar cedo trás muitas vantagens. O relacionamento com o bebê será muito bom, se for realizado por profissional competente, que o envolva em ambiente carinhoso. A experiência da criança pode ser bem diferente da que seus pais tiveram.

Avalie com carinho a possibilidade de conversar com um odontopediatra quando ainda estiver gestante ou tão logo seu bebê nasça. Não tenha receios, pois é através de sugestões viáveis que a família passará a viver de uma forma mais consciente e tranquila.

Dentes perfeitos se consegue com um trabalho contínuo, que pode ser prazeroso, desde a gestação.

Fonte: http://www.clinicaamai.com.br/artigo11.php

Para emergências ligue:        (11) 2950-5200